Quem Somos

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Quem Somos

Somos um grupo de pais que se reuniu em torno e em prol da divulgação deste diagnóstico apoiando outros pais e profissionais da área da saúde e educação.

Nossa História

2015
2016
2018

Tudo começou em 2015, quando por intermédio da Drª Elisabete Giusti, nos reunimos na cidade de Curitiba. Naquele momento, nossa ideia era conhecer pessoas que passavam por uma situação similar à nossa (diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância) e poder trocar experiências. Pouco se falava sobre Apraxia de Fala na Infância no Brasil. Então queríamos aprender uns com os outros.

Nosso Grupo no face APRAXIA KIDS BRASIL – GRUPO (link aqui), criado anteriormente pela nossa presidente, Fabiana Collavini Cunha, foi o início para a troca de informações, angústias e boas práticas acerca desta condição.

Neste mesmo ano, conhecemos a Associação norte Americana de AFI e participamos da Conferência Americana. No retorno, tivemos certeza que precisávamos de algo assim e tivemos a nossa I Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância. O evento teve uma adesão surpreendente, pois foram mais de 190 inscritos, sendo que a lotação da sala era de 160 pessoas. Entendemos que a comunidade demandava por mais informação a respeito do tema e decidimos montar uma associação que conseguisse levar informação e formação de qualidade para os quatro cantos do país.

Em 2016, fundamos a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA – ABRAPRAXIA, que tinha como missão a divulgação deste diagnóstico no Brasil.

O impulso inicial foi a realização dos Cursos de formação com a Dra. Elisabete Giusti. Naquele ano, estivemos em 9 cidades (Goiânia, Curitiba, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Belém e Brasília) oferecendo formação para avaliação, diagnóstico e tratamento da Apraxia de Fala na Infância. Também realizamos a II Conferência Nacional de Apraxia e Fala na Infância em São Paulo.

Em 2018, realizamos nosso Planejamento Estratégico. Conseguimos mapear todas as ações realizadas até então e pontuar aspectos a serem aperfeiçoados. Nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que atingimos – profissionais e familiares – e percebemos que o objetivo da missão definida no início de nossa trajetória (divulgação do diagnóstico no Brasil) estava no caminho certo. Ousamos e definimos nossa nova missão: promover ações que possibilitem às crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) alcançar seu melhor potencial.

Para que a nossa Missão se efetive, a ABRAPRAXIA precisa possibilitar que as crianças e famílias brasileiras de todas as classes sociais tenham acesso aos melhores métodos de diagnóstico, terapias e tratamentos disponíveis mundialmente. Dentre algumas ações para alcançar esta demanda, criamos o ABRAPRAXIA solidária (link aqui), bem como buscamos oferecer, sempre que possível, formação sem custo aos profissionais do atendimento público.

Continuaremos, portanto, oferecendo à comunidade cursos com os melhores profissionais – a nível nacional e internacional – materiais e eventos divulgando a Apraxia de Fala na Infância. Tudo sempre com muita transparência, seriedade, respeito e empatia pelas pessoas, valores fundamentais que sempre estiveram presentes em nossas ações.

Somos muito gratos, pois hoje contamos com uma rede de apoio de pais e profissionais.
O crescimento que tivemos não seria possível sem estes braços e mentes atuantes em vários cantos do Brasil.

Tenham a certeza de que a ABRAPRAXIA estará sempre buscando acolher pais e familiares de crianças, que independente da causa, tenham possibilidade de diagnóstico em Apraxia de Fala na Infância, provendo formação (CURSOS) e informação de qualidade (link aqui) observando a constante atualização em relação às melhores práticas mundiais.

Missão

Promover ações que possibilitem às crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) alcançar seu melhor potencial.

Visão

Que a ABRAPRAXIA possibilite que as crianças e famílias Brasileiras de todas as classes sociais tenham acesso aos melhores métodos de diagnóstico, terapias e tratamentos disponíveis mundialmente.

Valores

  • Transparência e seriedade
  • Respeito e empatia pelas pessoas
  • Qualidade no que fazemos
  • Enxergar o indivíduo como um todo