Somos um grupo de pais que se reuniu em torno e em prol da divulgação deste diagnóstico apoiando outros pais e profissionais da área da saúde e educação.
Tudo começou em 2015, quando por intermédio da Drª Elisabete Giusti, nos reunimos na cidade de Curitiba. Naquele momento, nossa ideia era conhecer pessoas que passavam por uma situação similar à nossa (diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância) e poder trocar experiências. Pouco se falava sobre Apraxia de Fala na Infância no Brasil. Então queríamos aprender uns com os outros.
Nosso Grupo no face APRAXIA KIDS BRASIL – GRUPO (link aqui), criado anteriormente pela nossa presidente, Fabiana Collavini Cunha, foi o início para a troca de informações, angústias e boas práticas acerca desta condição.
Neste mesmo ano, conhecemos a Associação norte Americana de AFI e participamos da Conferência Americana. No retorno, tivemos certeza que precisávamos de algo assim e tivemos a nossa I Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância. O evento teve uma adesão surpreendente, pois foram mais de 190 inscritos, sendo que a lotação da sala era de 160 pessoas. Entendemos que a comunidade demandava por mais informação a respeito do tema e decidimos montar uma associação que conseguisse levar informação e formação de qualidade para os quatro cantos do país.
Em 2016, fundamos a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA – ABRAPRAXIA, que tinha como missão a divulgação deste diagnóstico no Brasil.
O impulso inicial foi a realização dos Cursos de formação com a Dra. Elisabete Giusti. Naquele ano, estivemos em 9 cidades (Goiânia, Curitiba, Recife, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Belém e Brasília) oferecendo formação para avaliação, diagnóstico e tratamento da Apraxia de Fala na Infância. Também realizamos a II Conferência Nacional de Apraxia e Fala na Infância em São Paulo.
Em 2018, realizamos nosso Planejamento Estratégico. Conseguimos mapear todas as ações realizadas até então e pontuar aspectos a serem aperfeiçoados. Nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que atingimos – profissionais e familiares – e percebemos que o objetivo da missão definida no início de nossa trajetória (divulgação do diagnóstico no Brasil) estava no caminho certo. Ousamos e definimos nossa nova missão: promover ações que possibilitem às crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) alcançar seu melhor potencial.
Para que a nossa Missão se efetive, a ABRAPRAXIA precisa possibilitar que as crianças e famílias brasileiras de todas as classes sociais tenham acesso aos melhores métodos de diagnóstico, terapias e tratamentos disponíveis mundialmente. Dentre algumas ações para alcançar esta demanda, criamos o ABRAPRAXIA solidária (link aqui), bem como buscamos oferecer, sempre que possível, formação sem custo aos profissionais do atendimento público.
Continuaremos, portanto, oferecendo à comunidade cursos com os melhores profissionais – a nível nacional e internacional – materiais e eventos divulgando a Apraxia de Fala na Infância. Tudo sempre com muita transparência, seriedade, respeito e empatia pelas pessoas, valores fundamentais que sempre estiveram presentes em nossas ações.
Somos muito gratos, pois hoje contamos com uma rede de apoio de pais e profissionais.
O crescimento que tivemos não seria possível sem estes braços e mentes atuantes em vários cantos do Brasil.
Tenham a certeza de que a ABRAPRAXIA estará sempre buscando acolher pais e familiares de crianças, que independente da causa, tenham possibilidade de diagnóstico em Apraxia de Fala na Infância, provendo formação (CURSOS) e informação de qualidade (link aqui) observando a constante atualização em relação às melhores práticas mundiais.
Promover ações que possibilitem às crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) alcançar seu melhor potencial.
Que a ABRAPRAXIA possibilite que as crianças e famílias Brasileiras de todas as classes sociais tenham acesso aos melhores métodos de diagnóstico, terapias e tratamentos disponíveis mundialmente.
ABRAPRAXIA – Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência – CNPJ 25.247.357/0001-08
Política de privacidade