5 Verdades sobre a Apraxia de Fala na Infância

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

5 Verdades sobre a Apraxia de Fala na Infância

Apraxia de Fala na Infância
A apraxia de fala na infância é apenas uma parte do nosso normal agora. É assim que fazemos essa linda bagunça de uma vida juntos. Há mudanças que ocorrem quando você obtém o diagnóstico pela primeira vez. Pode haver outros diagnósticos que se aglomeram em sua cabeça antes, ao mesmo tempo, ou após a Apraxia. Você aprende quando você começa a navegar pelas águas da criançada de uma criança com necessidades especiais que ainda há poder na palavra. E você aprende verdades sobre você, seu filho e o mundo ao seu redor.


Verdade 1
Deus nos dá mais do que podemos lidar. Ele nos dá mais do que podemos tomar. Ele derramará tanto sobre nós que rompemos. Tudo apaixonado e gracioso para que nos voltemos para Ele. Nossas fraquezas são onde Ele brilha mais brilhante.
Quando admitimos “não posso”, ele diz “eu posso” e então ele faz. Esteja bem com a quebra. Nos pés de Jesus é um ótimo lugar para passar o tempo sendo preenchido com Sua força para continuar nesta jornada.


Verdade 2
Nem todos entenderão. A apraxia de fala na infância não é um desafio visível. Seu filho com necessidades especiais aparece exatamente como outras crianças na superfície. Você vai querer dar um soco na cara em algum momento para dizer “eles vão crescer fora dela.” Por favor, não. Veja a Verdade 1 acima se quiser saber como.
As pessoas vão dizer coisas insensíveis, coisas prejudiciais, se gabarão sobre o discurso de seus filhos antes que eles pensem que isso pode ser picado, e você terá que tentar explicar o que é uma desordem de planejamento neuro-motor mais vezes que você já pensou humanamente possível. Seja misericordioso. Lembre-se que a maioria dessas pessoas simplesmente não entende. Os que fazem e são justos, rezem por eles. Eles nunca saberão o quão incrível é o seu filho.


Verdade 3
Seu filho realmente é incrível! Comunicar de forma diferente das pessoas ao seu redor é um feito de proporções surpreendentes. Aprender ASL ou PECS ou Prologue é uma grande conquista. A perseverança para passar pela sessão após a sessão de terapia é algo que muitos adultos não têm a capacidade de fazer, mas temos esses filhos incríveis que continuam indo e indo e fazendo passos para o bebê (saltos ocasionais) em direção a seus objetivos. Lembre-se que nos dias em que se sente mais como 3 passos atrás do que um milímetro para a frente.


Verdade 4
Terapia e trabalhar com seu pequeno é um show em tempo integral. Isto. Desgasta. Você. Fora. Especialmente se ele vem com fusões, frustração sobre palavras perdidas, ou SPD / ADHD / RLD ou qualquer outro diagnóstico de abreviaturas não tão grande com a Apraxia.
Lembre-se de ter tempo para gastar com Deus, tempo para você e tempo em conjunto com sua esposa. Seu tanque espiritual precisa de recarga constante, e para mim, sou um pai mais paciente e melhor quando não negligencio isso. Um casamento forte ajudará a mantê-lo flutuando e não se sentindo tão sozinho na ilha de necessidades especiais para pais. Algumas horas sozinho? Isso é como uma fuga tropical para essa mãe cansada. Refresque e recarregue para que você continue!


Verdade 5
Cada um de nós tem uma história diferente. Temos circunstâncias únicas. Nós temos crianças bonitas. Temos o incrível dom da perspectiva.
Aquela mãe que você ouviu no supermercado contando a sua amiga como a criança em seu carrinho tagarelava incessantemente e ela simplesmente desejava algum silêncio? Ela nunca saberá a explosão total do coração de ouvir seu filho de 4 anos dizer “eu também te amo, mamãe” pela primeira vez. A alegria absoluta de finalmente ouvir um “f” fonético que traz lágrimas aos seus olhos e um sorriso de orelha a orelha ao seu rosto é uma alegria que outros pais sentem falta. Quando o seu doce chega e pega sua mão para chamar sua atenção em vez de gritar pela casa, esse é um momento muito precioso de confiança e amor que você não poderia ter tido.
Esse caminho, embora difícil e frustrante, possui uma beleza única. Aprenda a amar os desafios, porque alguns deles são certamente 
bênçãos disfarçadas.

 

Fonte: https://www.laramolettiere.com/5-truths-apraxia-will-teach/?utm_sq=ffi51peb3l em 19 de março de 2018

Tradução: Mariana Chuy, advogada, mãe do Gabriel

**ESCLARECIMENTO SOBRE TRADUÇÃO***

Um dos objetivos da ABRAPRAXIA é levar conhecimento à população através de informação e formação de qualidade sobre Apraxia de Fala na Infância.

Por Apraxia de Fala na Infância ser um tema pouco tratado em publicações ou trabalhos científicos no Brasil, optamos por traduzir alguns destes textos e disponibilizá-los em nosso site, sempre com referência ao texto original.

Sendo assim, você encontrará:

1. Link de onde o texto foi retirado;

2. Tradução livre do texto.