Gostaria de compartilhar uma das experiências positivas, que deu muito certo e ajudou o Nuno no processo de Alfabetização.
Nuno tem bastante dificuldade na coordenação motora fina e quando chegou o momento da alfabetização meu grande receio foi com relação à escrita, pois Nuno não conseguia desenhar e nem escrever.
Ele ainda estava sendo trabalhado pela TO na aquisição dos pré-requisitos para iniciarmos o treino do grafomotor, como: fortalecimento das mãozinhas, dissociação de dedos, movimento de pinça, cruzamento da linha média etc.
Como é um processo bastante lento, em paralelo ao trabalho da TO e a alfabetização na escola, a Pedagoga que acompanha o Nuno introduziu a digitação no tablet e sugeriu que eu comprasse uma rotuladora para ele digitar e assim, escrever “pequenas produções”, como por exemplo: ditado, completar frases, etc.
Nuno rapidamente pegou o jeito mas precisou de auxílio para destacar a fita e colar no caderno/livro.
Essa adaptação foi muito importante e necessária para que Nuno pudesse acompanhar as atividades na escola.
Com o trabalho da TO, o treino da escrita foi iniciado no momento oportuno e hoje o Nuno já consegue escrever. Tudo ao seu tempo!
Texto enviado por Daniela Paoli, mãe do Nuno.
Se você também tem alguma informação que gostaria de compartilhar, envie seu texto para o projeto “Encontro Virtual” . É muito importante que o formulário seja preenchido com atenção e com detalhes. Reforçamos que apenas informações autorizadas são divulgadas.
Para participar, acesse o link.