Por que uma criança/adolescente com AFI precisa de terapia fonoaudiológica intensiva?

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Por que uma criança/adolescente com AFI precisa de terapia fonoaudiológica intensiva?

Pacientes com AFI precisam de terapia individual e frequente (duas a cinco sessões semanais), pois a prática repetitiva de sequências de padrões de movimentos para a produção dos sons da fala, é essencial para a retenção e automatização. Toda habilidade motora para ser retida e generalizada precisa de muita prática. O envolvimento da família e o apoio da escola é também fundamental para o sucesso do tratamento.

As crianças/adolescentes com AFI que recebem terapia adequada são capazes de obter ganhos significativos e substanciais na inteligibilidade da fala e nas habilidades de comunicação. À medida que a fala vai se tornando inteligível, a frequência dos serviços pode ser ajustada de acordo com as necessidades e circunstâncias individuais de cada criança. Além da terapia motora direcionada ao controle motor de fala, poderá ser necessário também terapia fonoaudiológica direcionada aos aspectos da linguagem oral e escrita/alfabetização, terapia para motricidade oral (no caso dos pacientes com alterações miofuncionais além das motoras) e terapia direcionada à comunicação alternativa e suplementar.

Existe um consenso entre os especialistas da área, principalmente pesquisadores e clínicos americanos que descrevem a necessidade de frequência e intensidade para crianças com AFI. No website da associação americana de apraxia de fala na infância, é possível encontrar todas essas citações. Acesse: https://www.apraxia-kids.org/apraxia_kids_library/frequent-intensive-speech-therapy/

Já é comprovado que crianças com Apraxia ficam mais tempo em terapia do que outros transtornos de fala, como o transtorno fonológico. Mais informações que embasam esta informação podem ser encontradas em:

Thomas F. Campbell, “Functional Treatment Outcomes in Young Children with Motor Speech Disorders,” page 394, Clinical Management of Motor Speech Disorders in Children, edited by Anthony J. Caruso and Edythe A. Strand, Thieme Medical Publishers Inc., New York, 1999.

Elaboração: Dra. Elisabete Giusti. Fonoaudióloga Infantil. Especializada em Transtornos da fala e da linguagem. Doutora em Linguistica. Expertise em Apraxia de Fala na Infância. Consultora Técnica da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância.