A Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia) realizou, no último sábado (14/5), uma manhã divertida no Parque Vaca Brava, em Goiânia. 300 pessoas, entre pais e crianças, participaram do evento que celebrou o Dia da Conscientização sobre Apraxia de Fala na Infância.
Organizado pela presidente nacional da Abrapraxia (Associação Brasileira de apraxia de Fala na Infância) , a goiana Fabiana Collavini, e a associada Bruna Ribeiro, o dia contou com atividades recreativas, como aulas de dança, pula-pula, gincanas, apresentações de palhaços e personagens de filmes, bem como guloseimas
O dia foi comemorado, também, em outras capitais, como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
“O desenvolvimento da fala é um marco importante para uma criança e também muito esperado pelos pais. Mas, e quando o desenvolvimento da fala não ocorre conforme o esperado? O atraso na fala pode ocorrer por vários motivos, um deles é a apraxia”, explica a presidente.
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio de origem neurológica, no qual o cérebro falha em planejar e programar sequência de gestos articulatórios ou movimentos para a produção dos sons da fala.
A criança demonstra que sabe o que dizer mas não consegue planejar os movimentos dos articuladores, ou seja, da mandíbula, da língua, dos lábios para poder falar. O cérebro falha em enviar os comandos motores para a movimentação da boca.
Segundo informações da American Speech and Hearing Association (ASHA), estima-se que de uma a duas crianças a cada mil apresentam apraxia de fala.