A prática da fala nas interações diárias e a importância dos pais para o processo de terapia de fala

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

A prática da fala nas interações diárias e a importância dos pais para o processo de terapia de fala

A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO PROCESSO DE TERAPIA DE FALA

Por  Ruth Stoeckel, Ph.D., Certificado de competência clínica da Associação Americana de Fonoaudiologia (ASHA) para fonoaudiólogos (CCC-SLP)

Quando uma criança é diagnosticada com uma dificuldade de fala como Apraxia de Fala na Infância, seus pais entram em um mundo novo e desconhecido de terapeutas e serviços para a maioria deles. O processo de avaliação e desenvolvimento de um plano de intervenção pode ser intimidador. Pode parecer tentador para os pais confiar em um terapeuta que irá “consertar” o problema. No entanto, quando os pais fazem um esforço para entender o diagnóstico de seu filho e se tornam participantes ativos no processo de intervenção, há benefícios não apenas para a criança, mas também para os pais e os terapeutas.

A terapia para Apraxia de Fala na Infância é intensiva e requer foco e participação da criança e do terapeuta. Os pais podem compartilhar informações com o terapeuta sobre a personalidade e preferências da criança que podem ser usadas para motiva-la. Eles podem ajudar o terapeuta a entender como a criança reage em situações frustrantes e como lidar com  comportamentos desafiadores em casa. Essas informações podem ajudar o terapeuta e os pais a dar consistência ao trabalho com a criança em sessões de terapia e em casa.

A necessidade de múltiplas repetições para desenvolver habilidades motoras a um nível automático está bem estabelecida e forma uma base para o tratamento da Apraxia de Fala na Infância. Dado o número de horas por dia que uma criança passa com a família versus terapias, as oportunidades para a prática são multiplicadas quando os pais incentivam a prática da fala fora das sessões de terapia.

Estender alvos terapêuticos para o ambiente doméstico da criança promove a aprendizagem motora que vai além da aquisição de habilidades motoras. * Habilidades motoras * são estabelecidas através de muitas repetições de um movimento. * Aprendizagem motora * é estabelecida quando as habilidades motoras são transferidas para uma tarefa funcional. Por exemplo, uma criança pode produzir múltiplas repetições de uma frase alvo, como “Mais, por favor” em terapia, demonstrando a produção inteligível dessa expressão na prática. Usar a expressão em terapia para solicitar mais tempo com um brinquedo é o começo do aprendizado motor. Ter oportunidades para pedir “Mais, por favor” muitas vezes durante o dia, na hora das refeições e a hora do lanche, traz o aprendizado motor para o “mundo real”, onde uma criança experimenta o poder de usar sua voz.

O processo terapêutico afeta toda a família, não apenas a criança com Apraxia de Fala na Infância. Os pais e outros membros da família que estão ativamente envolvidos no processo terapêutico possuem maior probabilidade de sentir-se à vontade para dar um feedback valioso ao terapeuta. Esse feedback pode ajudar o terapeuta a determinar os próximos passos na evolução contínua das metas da terapia. Isso pode também ajudar o terapeuta a reconhecer o que faz que funciona bem para a criança e sua família e o que eles fazem que não é tão efetivo.

Como uma jovem fonoaudióloga que não tinha filhos, eu estava ansiosa para atribuir “lição de casa” aos pais para a prática da fala em casa com seus filhos. Muitas vezes, as tarefas foram levadas para casa e esquecidas. Como uma terapeuta mais velha e (espero) mais sábia, aprendi a solicitar feedback em vez de esperar que ele seja oferecido. E aprendi o valor de ensinar aos pais maneiras de inserir a prática da fala nas interações diárias.

________________________________________

(A Dra. Ruth Stoeckel trabalhou em uma variedade de ambientes, incluindo escolas, consultórios particulares e clínicas. Ela está atualmente empregada na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota. Seus interesses clínicos incluem apraxia infantil / transtorno fonológico grave, autismo, implantes cocleares e Desenvolvimento de linguagem. Frequentemente se apresenta em oficinas e conferências sobre apraxia de fala na infância e publicou pesquisa sobre a eficácia do tratamento Apraxia de Fala na Infância. A Sra. Stoeckel é membro do Conselho Consultivo Profissional da Associação de Apraxia da Fala.)

 

Fonte: https://www.apraxia-kids.org/apraxia_kids_library/the-importance-of-parent-involvement-in-the-speech-therapy-process/ em 24/06/2019

 

Um dos objetivos da ABRAPRAXIA é levar conhecimento à população através de informação e formação de qualidade sobre Apraxia de Fala na Infância.

Por Apraxia de Fala na Infância ser um tema pouco tratado em publicações ou trabalhos científicos no Brasil, optamos por traduzir alguns destes textos e disponibilizá-los em nosso site, sempre com referência ao texto original.

Sendo assim, você encontrará

1.Link de onde o texto foi retirado

2. Tradução livre do texto.

 

Image by Daniela Dimitrova from Pixabay