Educação Inclusiva – Tenho um Aluno com Apraxia de Fala na Infância (AFI). Como Posso Ajudá-lo?

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Educação Inclusiva – Tenho um Aluno com Apraxia de Fala na Infância (AFI). Como Posso Ajudá-lo?

Existe uma significativa demanda trazida pelos pais das crianças com diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância a respeito da inclusão de seus filhos junto às escolas regulares. Temos nos empenhado em gerar materiais e cursos para atender a essa necessidade.

Sendo assim, quando a ABRAPRAXIA tomou conhecimento sobre esse material que estava sendo desenvolvido pela Vínculo Desenvolvimento Infantil, prontamente pareceu-nos natural e necessário levar seu conteúdo à nossa comunidade.

Segundo a Vínculo, que é uma equipe transdisciplinar que atua com crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento, situada em Belo Horizonte – MG, a iniciativa de fazer o ebook surgiu da grande demanda trazida pelos pais das crianças que acompanhamos. O propósito foi construir uma ferramenta para ajudar os pais e professores a otimizar o aprendizado das crianças, pois acredita-se que toda criança pode aprender!

Este e-book é uma ferramenta que certamente auxiliará pais e professores a otimizar o aprendizado das crianças, fazendo com que elas atinjam seu melhor potencial, com o objetivo de atingir pais, professores e profissionais especializados no processo de inclusão de nossas crianças e levar informação de qualidade para todos!

E o mais legal é que vocês irão conhecer os pais, a Professora e a Fonoaudióloga do nosso personagem principal que foi ilustrado pelo Victor Eloi, de João Pessoa, que nos foi apresentado pela Luciana Dinoá quando da elaboração da “Cartilha Apraxia de Fala na Infância” (baixe aqui).

Ele aceitou mais um desafio e deu continuidade a ilustração dos seus personagens nessa nova cartilha desenvolvida. Assim, conseguiu expressar através da arte, o dia-a-dia multidisciplinar de uma criança com Apraxia de Fala na Infância. Na Cartilha você obterá mais informações sobre qual o caminho que deve ser trilhado para fazer a uma inclusão efetiva acontecer.

Ele é totalmente gratuito e para baixá-lo, basta clicar aqui

A equipe da Vínculo Desenvolvimento Infantil  responsável pelo desenvolvimento do conteúdo desse e-book é formada por:

Fonoaudióloga Nathalia Vieira, que trouxe as informações relativas à fala, linguagem e comunicação;

Psicóloga e mestre em Educação com ênfase em Inclusão Escolar Luzia Vicari, tradutora do conteúdo acadêmico

Terapeuta Ocupacional Débora Figueiredo, responsável pelas informações relativas à integração sensorial.

Sheila Pinto, mãe da Maria de 10 anos com Apraxia de Fala na Infância, reponsável pela revisão do material.