Apraxia de Fala na Infância – Relato da Viviane de Brito Oliveira, mãe do Arthur

Publicado em: Depoimentos, Textos sobre AFI, 16/06/2020 15:21

A Abrapraxia possui um projeto chamado ENCONTRO VIRTUAL. Esse projeto visa ao fortalecimento das relações de afeto familiares e sociais, através da troca de experiências. De que forma? Os pais ou familiares preenchem um formulário com perguntas. As respostas viram textos, que são compartilhados, mediante autorização, e ajudam a dar conforto e levar mais informações aos demais participantes da nossa grande comunidade.

 

Hoje, compartilhamos a contribuição da Viviane de Brito Oliveira, mãe do Arthur, de 10 anos. Eles moram na cidade de Catanduva, SP.

  

Viviane fez o seguinte relato: “Meu filho tem trissomia 21 no cromossomo. Arthur faz terapias desde dos 5 meses, e eu não percebia ele balbuciar nenhum palavrinha. Questionava a Fono e acabei passando por várias, achando que as técnicas utilizadas estavam erradas.

Só agora, com 10 anos de idade, a Fono que atualmente está com ele identificou traços da Apraxia e só aí que vi uma luz no fim do túnel.  Fui buscar uma especialista em São Paulo e podemos fechar o diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância. A Fono daqui começou a estudar sobre o assunto e estamos caminhando. Tenho acompanhado muito a Dra Elisabete Giusti e aprendido muito.”

Ela conta ainda que considera sua rede de apoio bem deficitária pois tudo é muito novo na área de Apraxia de Fala, e que Arthur faz terapia fonoaudiológica e psicopedagógica e musicoterapia também.

Para finalizar, Viviane diz que conheceu a ABRAPRAXIA por indicação de uma das Fonos.

 

 

 

Para participar do projeto  “Encontro Virtual” é importante que o formulário seja preenchido com atenção e com detalhes. Reforçamos que apenas informações autorizadas são divulgadas.

Para participar, acesse o link https://forms.gle/cpwdhEUNert43qoi8