A Apraxia de Fala na Infância deve ser diagnosticada por um Fonoaudiólogo capacitado e com experiência em transtornos de fala e de linguagem, incluindo os distúrbios motores de fala. Este é o profissional indicado para avaliar, diagnosticar e determinar o plano de tratamento na Apraxia de Fala na Infância.
Mas como normalmente a AFI acontece em conjunto com outras comorbidades é igualmente importante uma avaliação médica. Um tratamento multidisciplinar e um trabalho em equipe faz toda diferença para essas crianças.
Sim. A AFI comumente vem associada a outras condições ou outros transtornos do neurodesenvolvimento, tais como:
Os fonoaudiólogos precisam considerar que outros transtornos dos sons da fala, que afetam a aquisição dos sons, também podem compartilhar algumas características que estão nesta lista.
Um diagnóstico específico e sensível é muito importante.
Atenção ao diagnóstico diferencial.
Um aspecto fundamental da intervenção, é que a terapia seja motivadora para a criança. Deve ser divertida e agradável. Deve ser cuidadosamente planejada, para não cobrarmos algo que a criança não está apta a realizar ainda. A intervenção terapêutica deve seguir os princípios de aprendizagem motora.
A participação da família no processo terapêutico é fundamental. Um aspecto na intervenção é o aprendizado motor e para isso, o treino em casa é muito importante, para que haja a memorização do plano motor e consequente automatização da fala.
Considerando que a criança passa a maior parte do seu tempo com os pais, as oportunidades para prática são multiplicadas quando os pais encorajam e participam do treino em casa. Os pais também poderão auxiliar o Fonoaudiólogo, compartilhando informações quanto à personalidade e preferências da criança, tais informações poderão ser utilizadas como motivadores terapêuticos.
Leia mais informações sobre Apraxia de Fala na Infância no nosso Fique por dentro.
Ajude a Divulgar essas informações solicitando materiais de divulgação aqui.
Contribua com a Abrapraxia e ajude a universalizar as informações sobre esse diagnóstico.
ABRAPRAXIA – Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência – CNPJ 25.247.357/0001-08
Política de privacidade