Apraxia de Fala na Infância – Relato de Denise Nakamura, mãe do Mateus

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Apraxia de Fala na Infância – Relato de Denise Nakamura, mãe do Mateus

Através do Projeto Encontro Virtual*, recebemos a contribuição da Denise S. Nakamura, mãe do Mateus, hoje com 6 anos. Eles moram na cidade de Piracicaba, SP.

Denise conta que conheceu a Associação através de uma matéria que saiu na Folha de São Paulo em comemoração ao Dia da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância, no ano de 2017.

Sobre a busca pelo diagnóstico, Denise faz o seguinte relato: “A minha busca pelo diagnóstico de AFI iniciou dia em que li a matéria da Folha de SP em 2017. Por um ano as intervenções do Mateus eram feitas baseadas na hipótese de TEA, mas todos os aspectos evoluíam exceto a fala. Quando li a matéria comecei a pesquisar o assunto. Eu e a fono do Mateus fizemos o treinamento de Apraxia da ABRAPRAXIA e por conta iniciamos a terapia fonoaudiológica considerando o que foi apresentado no curso. O meu filho começou a falar as vogais das palavras, parecia mágica. Em 2018 finalmente consegui o diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância. Desde então, com o tratamento adequado vemos muita evolução.”

A minha rede de apoio está sendo construída. Tenho a rede de apoio das mães que conheci na ABRAPRAXIA. Na cidade em que moro o assunto era pouco conhecido, mas pouco a pouco o caso do Mateus inspirou muitas pessoas e sempre que posso levo o assunto da AFI. Todos os profissionais e escolas que tenho contato conhecem mais do assunto, os amigos também me ajudam a divulgar. No ano passado fiz uma ação para compartilhar informações. Muitas mães buscaram informação. Foi muito bacana. Aqui na cidade não temos um grupo especifico de Apraxia, mas temos um grupo de mães atípicas que se apoiam.

Denise fala ainda que, por ser um distúrbio pouco conhecido, ainda há muito o que ser feito. “Sinto que desbravamos muita coisa. Tudo é novo e precisa do nosso empenho para termos um resultado mais efetivo. A questão da socialização ainda é um desafio, às vezes as crianças não entendem o que meu filho quer dizer.”

Para finalizar, Denise deixa a seguinte mensagem:

“A AFI é um assunto novo no nosso país, ainda há muita falta de conhecimento por parte dos profissionais. Conseguir o diagnóstico não foi uma tarefa fácil, mas o acesso a esse diagnóstico foi um divisor de águas na vida do meu filho. Hoje ele consegue falar e expressar o que se sente e deseja, isso não tem preço. O trabalho da ABRAPRAXIA é incrível. Através dela tive acesso à informação e treinamentos de altíssima qualidade. As mães da associação compartilham muita informação e se apoiam, isso para mim foi e é muito importante, pois os desafios vão mudando com o passar dos anos. O caminho é longo e as dificuldades mudam com o tempo, mas saber onde buscar informação e ter a certeza que não estou sozinha no processo traz a tranquilidade necessária para continuar a jornada.”

*O “Encontro Virtual” é um projeto da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância – ABRAPRAXIA – que visa ao fortalecimento das relações de afeto familiares e sociais, através da troca de experiências.

Para participar também, acesse o link.