Apraxia de Fala na Infância – Relato de Daniela Vialli, mãe do Nuno

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Apraxia de Fala na Infância – Relato de Daniela Vialli, mãe do Nuno

Através do projeto Encontro Virtual, recebemos a contribuição da Daniela Vialli de Paoli, mãe do Nuno, de 8 anos. Eles são de São Paulo.

Ela conta que, ao receber o diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância do Nuno, conheceu uma das fundadoras da ABRAPRAXIA a Fabiana Collavini, que a apoiou naquele momento. Daniela participou da primeira Conferência em 2015.

Ela relata que foi bem difícil no início “pois passamos por muitos profissionais que não conheciam o diagnóstico e tínhamos muito pouca informação disponível naquela época. Depois de 2 anos finalmente chegamos ao diagnóstico.”

A mais poderosa rede de apoio que teve foi das mães de crianças com apraxia, com  quem ela fala que “me identifiquei e me conectei. Foi muito importante para mim esse apoio, essa troca com mães que estavam passando exatamente aquilo que eu passava e sentia naquele momento, preocupações, angústias e alegrias com cada pequena conquista de nossos filhos. Foi um alento conhecer e fazer amizade com essas mães maravilhosas.”

Daniela entende que a maior dificuldade ainda é a conscientização das pessoas.

Para finalizar, fica uma dica compartilhada por ela:

Depois do baque do diagnóstico, tenham seu tempo e mexam-se! Procurem estudar, se informar. Procurem apoio nas redes de mães/pais tão poderosa, procurem bons profissionais! Apesar de não ser um diagnóstico tão simples assim, existe luz no fim do túnel! Seu filho vai melhorar! Acreditem!

O “Encontro Virtual” é um projeto da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância – ABRAPRAXIA – que visa ao fortalecimento das relações de afeto familiares e sociais, através da troca de experiências.

Para participar também, acesse o link.