VIII Conferência Nacional de AFI presencial e online foi grande sucesso

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

VIII Conferência Nacional de AFI presencial e online foi grande sucesso

A *VIII Conferência Nacional de Apraxia e Fala na Infância* – maior evento brasileiro sobre o assunto, cujo objetivo principal é apresentar o que há de mais atual sobre o diagnóstico, seus tratamentos e terapias – aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro Elis Regina, no Palácio das Convenções, localizado no Anhembi, São Paulo.

Realizada anualmente, a oitava edição da Conferência reuniu mais de 700 pessoas, de forma presencial e online, público formado em sua maioria por  fonoaudiólogos, profissionais da saúde e educação, além de pais e familiares de crianças com AFI, espalhados por todo Brasil, além de participantes do Chile.

Aguardado por todos com muita expectativa, o evento foi um feliz reencontro após quase três anos de eventos exclusivamente online para muitos participantes.

*Na sexta, 07 de outubro*, o dia começou com o Curso Internacional Pré-Conferência, exclusivo para Fonoaudiólogos, ministrado pela americana, Drª Jenya Iuzzini-Seigel, professora assistente, pesquisadora e diretora do Laboratório de Comunicação, Movimento e Aprendizagem da Marquette University, além de fonoaudióloga.

O curso trouxe atualizações sobre a avaliação e intervenção fonoaudiológica na Apraxia de Fala na Infância e foi muito bem avaliado por todos.

Após 18h00, aconteceu a abertura oficial do evento, com o coquetel de boas-vindas aos participantes, promovendo um momento de descontração e networking.

Em seguida, houve o lançamento do mais novo livro infantil editado pela ABRAPRAXIA, com o título “Coração Inquieto”, que conta a história das primas Gigi, diagnostica com AFI, e Manu. As meninas, estrelas da publicação,  estiverem presentes , assim como Juliana Braga, autora e Fábio Matxado, ilustrador.

A programação seguiu com as palestras de Vanessa Medeiros, Psicopedagoga  e Instrutora dos Cursos de Pais da ABRAPRAXIA, que fez um relato emocionante de suas experiências pessoais como profissional e mãe de Gustavo, diagnosticado com AFI, e a importância da relação entre irmãos e a construção de vínculos emocionais; em seguida foi a vez da Conselheira Técnica da Associação, Monique Ferro e Carla Garcia, respectivamente Fono e Mãe de Guilherme , também diagnosticado com AFI, de falarem sobre a importante relação de confiança e troca entre pais e profissionais, possibilitando aos pacientes resultados otimizados e muito promissores.

A história de superação de Guilherme Garcia, de 12 anos, foi contada em vários jornais cariocas, ressaltando o planejamento terapêutico dos profissionais envolvidos e a perseverança familiar como ponto de destaque.

*No dia 08 de outubro, sábado*, o evento começou cedo com um welcome coffee para os participantes, seguido das boas-vindas e rápida apresentação da Presidente da ABRAPRAXIA, Fabiana Colavinni e da Vice-Presidente Juliane Tosin.

Em seguida, abrindo o primeiro painel do dia, a Drª Jenya Iuzzini-Seigel abordou em sua palestra a importância da integralidade no tratamento de pacientes com AFI e como um olhar global e multidisciplinar pode ajudar. Um dos pontos abordados foi a necessidade de participação social ativa, ressaltando que as crianças diagnosticadas merecem muito mais do que apenas falar.

Segunda palestrante do dia, DrªAna Vogeley, Fonoaudióloga e mais nova Conselheira Técnica da ABRAPRAXIA, expôs o valor da educação parental, abordando temas e conceitos como disciplina e afetividade positiva, comunicação não violenta, entre outros.

Um pouco antes do almoço, uma comovente apresentação dos pequenos Nuno e Bruno, junto com a Musicoterapeuta Denise Suzuki,  cantando e tocando algumas canções, entre elas a música  “Mais do que digo”, tema da ABRAPRAXIA, emocionou todos os presentes.

Após o almoço iniciou-se o segundo painel de palestras e foi a vez da Fonoaudióloga Polonesa Ewa Grzelak falar sobre a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) na terapia de AFI.

Em seguida, foi a vez do time responsável pela condução da Pesquisa Genética sobre Apraxia de Fala na Infância, parceria entre ABRAPRAXIA e USP.

O Diretor-fundador e Conselheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação, José Márcio Fernandez, iniciou a palestra apresentando os objetivos do projeto que já consumiu mais de 2000 horas de trabalho, além de um investimento de mais de 200 mil reais.

A Mãe Voluntária Denise Nakamura, além da Conselheira Técnica da ABRAPRAXIA,  Drª Elisabete Giusti também apresentaram alguns dos resultados intangíveis e avaliações técnicas.

A pesquisa ainda não foi totalmente finalizada, mas já apresenta alguns resultados preliminares que foram expostos pelas Drª Maria Rita Passos-Bueno e pela Drª Ana Cristina Girardi, ambas integrantes do Projeto Genoma da USP, além de responsáveis pelo trabalho desenvolvido em parceria com a Associação.

Em seguida foi a vez de Elce Correia, Acadêmica de Medicina do 10º período da Universidade Federal da Paraíba, além de Pesquisadora Genética da USP, contar um pouco de sua história com a irmã mais nova Fernanda, diagnosticada com Apraxia de Fala e a síndrome DDX3X.

A relação de amor e cumplicidade entre as duas comoveu a todos, afinal, Elce resolveu estudar medicina e se especializar em genética para tentar entender mais profundamente os transtornos apresentados pela irmã e poder ajudá-la a ter uma vida melhor.

Após um rápido coffee-break, foi a vez do Ortodontista Alaor Brenner Jr. falar sobre o atendimento odontológico a pacientes com deficiências e a necessidade da integração de diversas disciplinas para esses atendimentos.

Por fim, encerrando com chave de ouro o último painel de apresentações da VIII Conferência, foi a vez da Drª Elisabete Giusti se dirigir aos fonoaudiólogos e estudantes da área presentes, expondo um inédito checklist de avaliação de fidelidade ao tratamento de Apraxia de Fala na Infância.

Após uma bateria de perguntas, o evento foi finalizado às 18h30, com muito entusiasmo e alegria, pois a VIII Conferência reuniu mais de 400 pessoas no local, após mais de dois anos sem evento presenciais.

Toda a troca de experiências, conhecimento e momentos emocionantes estão  registrado na gravação em vídeo do evento, que já está disponível para todos os participantes.

Aguardamos vcs na nossa próxima Conferência, em 2023!  : )