ABRAPRAXIA participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

ABRAPRAXIA participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília

Dando continuidade a todo o projeto de oficialização da data de 14 de maio como Dia Nacional da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância, a ABRAPRAXIA foi convidada a participar de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 14 de julho.

O evento –  que foi transmitido no canal no Youtube da Câmara e ao vivo no instagram da Associação –  começou pontualmente às 14h00 com o discurso do Deputado Federal Chico D’Ângelo do Rio de Janeiro, responsável pela solicitação da Audiência Pública.

Em seguida, a Presidente da Associação, Fabiana Colavinni, foi convidada a falar e aproveitou a ocasião para apresentar as ações da ABRAPRAXIA para divulgar o diagnóstico de AFI em todo Brasil.

A Fonoaudióloga e Conselheira Técnica, Drª Elisabete Giusti fez uma apresentação muito didática e esclarecedora sobre a  Apraxia de Fala, transtorno motor que afeta de cerca de 2 crianças em cada mil.  A Fonoaudióloga Elenice Cristina Melo, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, também foi convidada a falar e ressaltou a importância da ampliação do conhecimento sobre o tema por toda a população.

Bruna Ribeiro, colaboradora da Associação, fez um rápido e emocionado relato e contou sua experiência como mãe do pequeno Gabriel de 10 anos, que teve o diagnóstico de AFI confirmado aos 3 anos. Ela ressaltou a importância da instituição como referência e fonte confiável de informação para pais e familiares.

Por fim, a Deputada Federal Paula Belmonte, de Brasília, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nessa causa e mostrou-se comovida e honrada em ser a relatora do projeto de lei do Dia Nacional da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância em tramitação na Câmara, e  encerrou o evento.