ABRAPRAXIA promove Curso Internacional sobre CAA e AFI com a Fonoaudióloga Jennifer Bergstrom

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

ABRAPRAXIA promove Curso Internacional sobre CAA e AFI com a Fonoaudióloga Jennifer Bergstrom

No dia 07 de outubro,  a ABRAPRAXIA convidou a Fonoaudióloga americana e Palestrante Internacional Jennifer Bergstrorm foi convidada para falar sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e Apraxia de Fala na Infância (AFI).

A palestra online entitulada “Libertando vozes: navegando pelos caminhos da Comunicação Aumentativa e Alternativa para Apraxia de Fala na Infância”,  teve tradução simultânea e fez parte do décimo módulo do Curso de Aprimoramento em AFI realizado pela Associação.

O Workshop Internacional foi também aberto aos profissionais e estudantes de fonoaudiologia.

A abertura da aula foi feita pela Vice-Presidente da ABRAPRAXIA, Juliane Tosin, que deu boas-vindas aos participantes e à professora e educadora clínica da Salus University, na Filadélfia.

Mais de 200 fonoaudiólogos participaram virtualmente com o objetivo de mudar as perspectivas de comunicação de pacientes com Apraxia, além de aprender a desenvolver estratégias e intervenções individualizadas em CAA com base nas necessidades e capacidades específicas dessas crianças e adolescentes.

Jennifer começou sua exposição afirmando que  “todas as pessoas têm direito de se comunicar de modo digno” e complementou sua exposição com dicas e procedimentos práticos que permitem aos pacientes um empoderamento na comunicação com o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Alguns mitos ligados à CAA também foram debatidos. 

Para finalizar o evento online, a Conselheira Técnica da ABRAPRAXIA, Elisabete Giusti, fez um rápido resumo do dia, ressaltando que a CAA pode ser uma ferramenta eficaz para minimizar as frustrações da não comunicação de crianças e adolescentes com AFI. Elisabete terminou sua fala lendo a Carta de Direitos Fundamentais da Comunicação disponibilizada pela palestrante internacional nos materiais complementares do curso.