ABRAPRAXIA promove Curso Internacional com a reconhecida Fonoaudióloga Nancy Tarshis

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

ABRAPRAXIA promove Curso Internacional com a reconhecida Fonoaudióloga Nancy Tarshis

No dia 25 de março,  a ABRAPRAXIA recebeu a Palestrante Internacional Nancy Tarshis para falar sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Apraxia de Fala na Infância (AFI).

A palestra online, com tradução simultânea, fez parte do terceiro módulo da turma de 2023 do Curso de Aprimoramento em Apraxia de Fala na Infância, mas foi aberta também ao público de fonoaudiólogos. Ao todo, mais de 200 profissionais participaram da aula.

A abertura do evento foi feita pela Presidente da ABRAPRAXIA, Fabiana Collavini, que deu boas-vindas aos participantes e falou sobre a agenda do dia.

A Vice-Presidente Juliane Tosin foi a responsável pela acolhida à palestrante e exposição de seu currículo, lembrando que Nancy foi a primeira a Fonoaudióloga estrangeira a participar de um evento da ABRAPRAXIA no ano de 2017.

Nancy começou o dia falando sobre jogos de linguagem e cognição social em crianças de 0 a 4 anos e lembrou da importância da estimulação precoce.

Em seguida listou os desafios apresentados na coexistência de Apraxia de Fala na Infância e Autismo, apresentando formas de avaliação e tratamento, com foco na terapia de  aspecto social conjugada à aprendizagem motora.

Depois foi a vez de combinar metodologias de tratamento já conhecidas e comprovadas cientificamente para otimização de resultados.

Ao se despedir, Nancy emocionou a todos com seu agradecimento e homenagem às mães fundadoras da ABRAPRAXIA, Fabiana Collavini  e Juliane Tosin, e a todas atividades desenvolvidas pela Associação como foco na Apraxia de Fala na Infância.  

Para finalizar esse dia cheio de aprendizado e conhecimento, a Fonoaudióloga e Conselheira Técnica da ABRAPRAXIA Monique  Ferro fez um resumo de todo o conteúdo apresentado, com várias sugestões de atividades práticas para os participantes, embasadas em sua prática pessoal e nos ensinamentos e reflexões de Nancy Tarshis.

O evento foi um sucesso, muito elogiado por todos.