A Missão da ABRAPRAXIA é fazer com que todas as crianças e adolescentes com diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância atinjam o seu melhor potencial.
Entendemos que para que isso se torne realidade, faz-se necessário um aparelhamento daqueles que são o núcleo do tratamento multidisciplinar que a Apraxia de Fala na Infância impõe: os profissionais da área da fonoaudiologia.
Ao longo dos últimos anos, a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância vem realizando cursos, palestras e treinamentos visando a levar formação e informação de qualidade para estes, e também pais, familiares e profissionais da área da saúde e da educação.
Passados apenas dois anos da entrega à comunidade do primeiro projeto de tradução de um livro (Como Tratar Apraxia de Fala na Infância da autora americana Margareth Fish), a ABRAPRAXIA – mais uma vez em parceria com a ProFono – traz mais uma obra originariamente publicada na língua inglesa e da qual são autores Dave Hammer e Cari Ebert.
O Guia do Fonoaudiólogo para o Tratamento da Apraxia de Fala da Infância (Veja aqui) chega ao Brasil com a fonoaudióloga Dra. Elisabete Giusti como Editora Científica da Versão para o Português Brasileiro.
Quando tomamos conhecimento desta obra, não tivemos dúvida que esta seria a próxima literatura a ser trazida ao Brasil.
Os autores são referências nos USA e cada um carrega características importantes e complementares que geraram um guia intuitivo e dinâmico, de muita vivência da prática clínica.
Cari Ebert é fonoaudióloga infantil. De pensamento rápido, fala ligeira e energia a mil, Cari é muito criativa! Tem vasta experiência em chão de consultório, como ela diz. E por ter um filho com autismo e apraxia sua empatia com o diagnóstico é ainda maior. E uma história de vida que a impulsiona a manter um super astral.
David (ou Dave) Hammer, difícil descrever, mas percebemos que ele é tido como o mestre da apraxia de fala na infância pela grande maioria dos fonoaudiólogos (as) nos USA e por lá, pavimentou quase que todo tijolinho da estrada deste diagnóstico. Está no ano de sua aposentadoria, mas para nossa sorte, deixou esta obra antes disto. Seremos eternamente gratos a ele!
Esperamos que “O Guia do Fonoaudiólogo para o Tratamento da Apraxia de Fala da Infância” seja recebido como mais uma das ferramentas de trabalho oferecidas pela ABRAPRAXIA para que as crianças e adolescentes sejam adequadamente diagnosticadas e, com as terapias necessárias, consigam atingir o seu melhor potencial.
Estamos muito orgulhosos em poder participar tão ativamente do processo de conhecimento de pais, familiares, fonoaudiólogos, demais profissionais da área da saúde e da educação.
Aproveitem a leitura e não se cansem de buscar conhecimento! Gratidão por darem voz às nossas crianças.
Fabiana Collavini Cunha, Juliane Tosin Fernandes, Mariana Moraes Chuy
Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância – ABRAPRAXIA