Andar de Bicicleta – Um Grande Desafio para uma Criança com Apraxia de Fala

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Andar de Bicicleta – Um Grande Desafio para uma Criança com Apraxia de Fala

Andar de bicicleta é uma atividade que toda criança adora, mas que para nossas crianças com Apraxia é um grande desafio.

Quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência vivida com a Nicole ao longo desse aprendizado.

Primeiro partiu dela o desejo e a vontade de andar de bicicleta, ela estava muito empolgada e este estimulo é essencial. Percebi que assim como a fala, Nicole não conseguia planejar o ato motor de pedalar e depois de uma conversa com a TO decidi que primeiro iríamos treinar esse planejamento motor. Foi então que resolvemos adaptar uma bicicleta ergométrica no intuito que ela executasse várias vezes o movimento até automatizar com treinos diários.

Quando percebi que esse movimento tinha automatizado, resolvi passar para a bicicleta e dessa forma começamos a trabalhar a força muscular, noção espacial e noção corporal – novamente muito treino, em casa, na praça e em vários ambientes abertos.

Notei que a Nicole já estava pedalando muito bem e executando o movimento com bastante segurança, comecei a trabalhar outras habilidades tais como: virar a bicicleta, frear e noção de bilateralidade.

Não tem mágica, o segredo assim como na fala, é muito treino, paciência e acima de tudo: não desistir nunca até alcançar êxito.

Juntas somos mais fortes !!!

Flávia Patrícia Moreira

(Mãe da Nicole)

Palmas (TO)