O evento era um sonho antigo da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância, que sempre buscou aproximar e criar conexões entre aqueles que possuem o diagnóstico de AFI em suas vidas.
A ideia inicial surgiu com José Márcio Fernandes, Pai Fundador e Diretor de P&D da Associação, que participou de um evento semelhante nos Estados Unidos e ficou fascinado com a ideia de trazer uma experiência semelhante para o Brasil, com o objetivo principal proporcionar momentos de acolhimento e troca experiência entre os participantes. O evento foi idealizado também como uma forma de celebrar o 14 de Maio, Dia da Conscientização de Apraxia de Fala na Infância.
Em sua primeira edição, o encontro já contou com a presença de 83 famílias e Voluntários de vários estados do Brasil, num total de cerca de 300 pessoas envolvidas, entre crianças e adultos.
Durante os três dias de evento, foram realizadas diversas atividades de recreação, palestras e dinâmicas em grupo. Os participantes puderam trocar experiências, compartilhar histórias e se conectar com outras pessoas que passam por situações semelhantes.
No dia 26, sexta, foi o momento de encontro e chegada dos participantes ao Resort.
Dois ônibus fretados pela ABRAPRAXIA partiram dos Aeroportos de São Paulo para a cidade de Atibaia levando participantes e voluntários de diversos locais do país.
No credenciamento, as Famílias foram recebidas pela Vice-Presidente e Diretores da Associação com muito carinho, e receberam sacolas personalizadas com brindes exclusivos do evento.
À noite, após o jantar, aconteceu um Happy Hour para agradecimento e brinde especial a todos os presentes. Pais e Mães puderam confraternizar e tomar alguns drinks, conversar para se conhecerem melhor.
Após algumas palavras emocionadas de boas-vindas, a Presidente Fabiana Collavini, a Vice-Presidente Juliane Tosin, as Diretoras Mariana Chuy e Bruna Ribeiro deram as boas-vindas a todos e fecharam seus discursos cantando a música “sei mais do que digo” do cantor Ruli, criada exclusivamente para a ABRAPRAXIA.
Muita emoção! Com certeza, todos foram dormir com muita expectativa em relação ao segundo dia do evento.
No sábado, dia 27, os trabalhos iniciaram-se pela manhã na Sala de Reunião Londrina, onde quase 200 pessoas ouviram as palavras de acolhida da Direção e um pouco da história da criação da Associação em 2015.
Em seguida, foi a vez do Consultor Especializado em Educação Lúdica e Desenvolvimento Humano, Luiz Fernando Grilo, fazer sua palestra de acolhimento com o tema “A importância de cuidar de quem cuida.”, com muitas atividades e dinâmicas que propuseram muitas reflexões e trouxeram à tona muitas emoções.
Ao término da palestra, todos os participantes foram convidados a tirar a foto oficial do Encontro, com todos vestindo a camiseta do evento.
A programação seguiu livre até às 18h30, quando pais e mães foram convidados a participar de uma “Mesa Redonda com as Diretoras da ABRAPRAXIA”.
Uma proposta informal de compartilhar vivências e experiências, permitindo que outras famílias adaptem essas ideias às suas realidades.
Fabiana Collavini falou sobre as atividades realizadas pela Associação e dividiu sua experiência pessoal com a filha Ana Beatriz, de 12 anos, e as diversas terapias já realizadas por ela. Para Fabiana, é importante que cada uma das atividades se adaptem às necessidades reais de cada criança e adolescente.
A Diretora Mariana Chuy, falou sobre suas experiências com o filho Gabriel, de 10 anos sobre a sua história com a Comunicação Aumentativa Alternativa.
Bruna Ribeiro, nova Diretora da Associação, falou sobre a necessidade de inclusão social das crianças neurodiversas e dividiu sua experiencias pessoais com o filho Gabriel de 11 anos, deixando uma reflexão a todos: Empatia + Afeto = Inclusão.
A Vice-Presidente Juliane Tosin falou sobre o tema de autocuidado e suas experiências com a filha Giovana de 12 anos. O Diretor de P&D da ABRAPRAXIA, José Márcio Fernandes, falou sobre a Pesquisa Genética feita pela ABRAPRAXIA em parceria com a USP e da presença da Associação na Conferência Americana Apraxia Kids 2023 no Texas, Estados Unidos, para apresentar os resultados prévios inéditos.
Muitas mães e pais também dividiram suas vivências e emocionaram a todos, conhecendo histórias semelhantes ou mesmo muito diferentes, porém sempre inspiradoras e tocantes.
Outro ponto alto do evento foi a participação das Fonoaudiólogas e Psicopedagogas Voluntárias que fizeram a diferença nos cuidados e carinho dedicados às crianças e adolescentes com AFI. Junto ao staff de recreação do Resort, foram incansáveis.
Veja todas as fotos do 1º Encontro de Famílias com AFI nos links abaixo: