VII CONFERÊNCIA NACIONAL DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA EM NOVEMBRO DE 2021

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

VII CONFERÊNCIA NACIONAL DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA EM NOVEMBRO DE 2021

Nossa VII Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância acontecerá nos dias 05 e 06 de Novembro de 2021, de forma On-Line.

Mais uma vez, traremos conteúdos para Pais e profissionais das áreas da Saúde e da Educação, além de conteúdos exclusivos para Fonos.

INSCREVA-SE AQUI

PROGRAMAÇÃO

05/11 (sexta) – 18h00 às 21h00

  • 18h00 – Abertura ABRAPRAXIA
  • 18h30 – Pesquisa Genética – Parceria ABRAPRAXIA e Universidade de São Saulo (USP)
  • 19h00 – Carol Aguiar – Promovendo autonomia através da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)
  • 19h45 – Monique Ferro – A Importância do tratamento personalizado para Apraxia de Fala na Infância (AFI)
  • 20h30 – Encerramento

06/11 (sábado) – 8h15 às 17h30

  • 08h15 – Abertura ABRAPRAXIA
  • 09h00 – Dra. Tricia McCabe – Atualidades sobre o método ReST – Austrália
  • 10h00 – Intervalo
  • 10h30 – Dra. Shelley Velemman – Uma atualização de práticas baseadas em evidência para avaliação e diagnóstico de AFI – EUA
  • 12h00 – Almoço
  • 13h20 – ABRAPRAXIA
  • 13h30 – Dra. Alison Hendricks – Ansiedade: domando o monstro do pensamento – Canadá
  • 14h30 – Intervalo
  • 15h00 –Dr. Aravind Namasivayan – Metodologia para criação de listas de palavras para avaliar o controle motor da fala em AFI – Canadá
  • 16h00 – Intervalo
  • 16h15 – Dra. Elisabete Giusti – Resumindo o dia!
  • 17h15 – ABRAPRAXIA – Considerações finais
  • 17h30 – Encerramento

Quer conhecer mais sobre os nossos palestrantes?  

Fga Monique Teixeira Ferro

Fonoaudióloga e Psicopedagoga – Conselheira Técnica da ABRAPRAXIA. Possui Especialização em Neuroeducação e em Transtornos de Aprendizagem e Processamento Auditivo. Graduada pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2000. Professora Titular da disciplina “Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita” do curso de pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade Paulista (UNIP). Atuação Clínica: Diagnóstico e Tratamento dos Distúrbios de Aprendizagem, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Déficit Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Atuação Institucional: Capacitação dos professores, adaptação do material didático, participação em Projetos Pedagógicos do Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e da Saúde Auditiva.

Dra. Elisabete Giusti

Fonoaudióloga especializada em desenvolvimento da linguagem e suas alterações pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga Clínica com expertise em transtornos do desenvolvimento da fala e da linguagem e, especialmente, nos transtornos motores de fala (Apraxia – Disartria). Terapeuta com Certificação no Método Hanen pelo Hanen Centre – Canadá. Terapeuta com formação no Método PROMPT (Nível I e Nível II) pelo Prompt Institute, EUA. Experiência em outros métodos como DTTC (Dynamical Temporal and Tactile Cueing),

Dra. Edythe Strand e ReST (Rapid Syllable Transition Training), técnicas indicadas para crianças com transtornos motores da fala.  Consultora Técnica e Sócia-Benemérita da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA – apraxiabrasil.org).

Fundadora do site: atrasonafala.com.br

Carol Aguiar

Mãe de Liora, uma menina de 12 anos com necessidades complexas de comunicação, vive e pesquisa a comunicação alternativa há quase uma década, sendo referência no universo da CAA/CSA no Brasil. Membro da ISAAC-Brasil (capítulo brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication) desde 2011, hoje integra o conselho científico da associação.  Presidente e uma das fundadoras da Associação Angelman Brasil. Referência na comunidade de Síndrome de Angelman. Coordenadora do Juntos Grupo, coletivo de mães que tem como missão o acolhimento de famílias de pessoas com qualquer tipo de deficiência e a construção de um mundo mais inclusivo e humano através da conscientização e diálogo. 

Tricia McCabe PhD FSPA SFHEA CPSP

A pesquisa, o ensino e a prática clínica de Tricia se concentram em aprimorar os tratamentos para os distúrbios de fala moderados a graves em crianças e adultos.  Dentro desta área, ela tem uma série de interesses, incluindo: (a) tratamentos para Apraxia da Fala na Infância (AFI), (b) distúrbios da fala que causam danos à produção de palavras polissilábicas e longas parcelas linguísticas, (c) comparação de tratamentos articulatórios e fonológicos para demonstrar suas eficácias e eficiências relativas e (d) o uso de ultrassom para biofeedback na fonoaudiologia. Tricia McCabe é Professora e Chefe da Disciplina de Fonoaudiologia na Faculdade de Ciências da Saúde e trabalha em atendimentos particulares em Sydney.

Aravind Namasivayam Ph.D., S-LP(C)., Reg.CASLPO

Dr. Aravind Namasivayam recebeu seu Ph.D. em Fonoaudiologia com especialização em Neurociências pela University of Toronto. O Dr. Namasivayam é atualmente Pesquisador Associado do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de Toronto e leciona rotineiramente os cursos de fisiologia da fala, métodos de pesquisa e distúrbios do som da fala na Universidade. Ele publicou 40 artigos revisados ​​por pares e capítulos de livros e tem mais de 60 apresentações em conferências internacionais e workshops.  O Dr. Namasivayam recebeu vários prêmios em nível nacional e internacional de várias organizações, como a American Speech-Language and Hearing Association (EUA), Stuttering Foundation of America (SFA), Apraxia Kids e o prestigioso prêmio Nacional de Excelência em Aplicação Pesquisa da Fonoaudiologia (SAC), Canadá.  Em 2018, o Dr. Namasivayam fundou o Speech Research Center Inc., um grupo científico de tradução e implementação de conhecimento com o objetivo de tornar a prática baseada em evidências acessível aos médicos de linha de frente em todo o mundo.  Ele também é cofundador da Hear2Speak.org, uma organização sem fins lucrativos para aprimorar os serviços de fonoaudiologia e audiologia em países economicamente subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Shelley Velleman, Ph.D., CCC-SLP

Dra. Shelley Velleman tem vasta experiência profissional e educacional com o tema de produção da fala em crianças, com PhD pela Universidade do Texas (1983) em linguística com especialização em fonologia infantil/desenvolvimento de fala.  Realizou um mestrado em Lingüística Aplicada pela University of Wisconsin-Madison (1978) e outro em Distúrbios da Comunicação / Fonoaudiologia pela University of Massachusetts (1985). Possui muitos anos de experiência clínica pediátrica, bem como muitos anos lecionando como membro do corpo docente do sistema de titulação nos níveis de graduação e pós-graduação no Elms College em Chicopee, MA e na Universidade de Massachusetts – Amherst, onde foi professora associada de distúrbios da comunicação de 2005-2011. Especialista em distúrbios motores da fala, com destaque para a Apraxia da Fala na Infância (AFI). Atualmente busca identificar e remediar as dificuldades motoras, fonológicas e de alfabetização associadas às síndromes do neurodesenvolvimento, como transtornos do espectro do autismo, síndrome de Down entre outros.

Alison Hendricks, Director CATS Guelph and Occupational Therapist

Alison Hendricks se formou na McGill University em 2008 e começou sua carreira no Homewood Health Center, antes de migrar para o atendimento particular em Terapia Ocupacional. Nessas funções, Alison teve a oportunidade de trabalhar no campo de Terapia Ocupacional e em outras disciplinas.

Essas experiências a ensinaram a ser uma terapeuta holística que tenta considerar todos os aspectos da pessoa e trabalhar em equipe.

INSCREVA-SE AQUI