Incentivando uma criança com Apraxia de Fala através da culinária

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Incentivando uma criança com Apraxia de Fala através da culinária

As crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) precisam de muita repetição de uma palavra-alvo para generalizá-la.

A preparação de um bolo, por exemplo, pode ser uma atividade gostosa e que propicia uma boa oportunidade de repetição em tempos de quarentena.

Os alvos são inúmeros e você pode escolher uma receita de acordo com seu alvo: bolo, ovo, leite, manteiga, chocolate, banana, laranja, tigela, pote, colher, etc.

Aproveite bem a atividade, “leiam” a receita, separem os ingredientes, “conversem” sobre seus gostos (por exemplo: “Filho, você gosta mais de bolo de laranja ou banana?” Ou “Filho, você gosta mais de bolo salgado ou doce?”.

Fazer um vídeo da preparação também ajudar a enriquecer a atividade, muitas crianças gostam e se animam para falar para a câmera. Aqui em casa estamos em fase de formação de frase.

Preparei com a Giovana uma torta de farofa de banana e doce de leite, simples e rápida, mas gerou vários oportunidades: “Cortar a banana”, “Mexer a farofa”, etc.

 

Deixo aqui a receita para uma pequena torta:

Para a farofa:

1 1/2 xícara de farinha de trigo,

1/2 xícara de açúcar,

100g de manteiga (temperatura ambiente).

Misture tudo e amasse até virar farofa.

Para o recheio:

5 bananas pequenas maduras  picada em rodelas,

200g de doce de leite.

Montagem: em uma travessa coloque metade da farofa, depois distribua a banana e o doce de leite em colheres e cubra com o restante da farofa. Asse em formo pré-aquecido por 20 a 30min e pronto.

 

Ah! Na hora de comer, repetição de novo!!!! Também dá para ligar para a vovó e contar o que fizeram (mais repetição!!!).

 

Texto escrito por Juliane Tosin, mãe da Giovana e do Pedro.