Garantias e Direitos concedidos para Crianças com diagnóstico de Apraxia de Fala Severa e Transtorno Global do Desenvolvimento

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Garantias e Direitos concedidos para Crianças com diagnóstico de Apraxia de Fala Severa e Transtorno Global do Desenvolvimento

Bruno sempre foi uma criança muito “boazinha” e quieta. Se você deixasse, ele passaria horas em frente à televisão ou computador sem dar o menor trabalho.

Aos 2 anos, sabia que algo estava errado. Ele não falava nada, nem papai, nem mamãe.

Aos 2 anos e meio resolvemos colocá-lo em uma escolinha. Nesta época, era a única recomendação do pediatra.

Mesmo assim a fala não chegava, e com quase 3 anos fomos consultar um neuropediatra bem conceituado em diagnóstico de autismo no Brasil. Saímos desta consulta com suspeita de autismo e fomos em busca das intervenções precoces necessárias.

Após quase 1 ano, este mesmo médico o tirou da suspeita do autismo, e disse que seu problema era de fala, e que procurássemos intervenção fonoaudiológica. Mas ele já fazia há mais de 1 ano e quase não houve melhora.

Aos 4 anos ele foi diagnosticado com apraxia de fala pela Dra. Elisabete Giusti. E com o decorrer do tempo vimos que o seu caso era severo.

O nosso maior equívoco na época foi o pensamento de que como o problema estava somente na fala, este estava fácil de resolver. Quando a fala chegasse, tudo se ajeitaria e ele acompanharia seus pares.

A verdade é que não foi isso que ocorreu. Esta fala chegou, muito tardiamente, mas chegou. Hoje com 11 anos, meu filho já tem o ato motor de falar. A apraxia não é mais seu maior desafio (apesar de ainda termos questões de prosódia, trocas e dificuldades com palavras mais extensas). Mas sim, as consequências que esta ausência da fala por tanto tempo trouxe. Acreditamos que Bruno sempre teve também questões de linguagem, mas que esta se agravou com a apraxia.

Hoje meu filho já fala, mas não conversa ainda porque falta linguagem. No seu caso, a falta da fala não atingiu unicamente o ato de falar, temos questões de comunicação, socialização, acadêmicas.

 

Uma coisa que me “chateava” e intrigava era que meu filho não tinha o autismo clássico, mas como não considerá-lo como “deficiente”, uma vez que precisava de tanto suporte em terapias e possuía uma comunicação, socialização tão prejudicadas. Na escola também é necessário um suporte maior. O CID 10 atual não contemplava a apraxia como deficiência e não garantia a ele os benefícios legais.

Foi após o laudo de Transtorno Global do Desenvolvimento de um neuropediatra e de uma psiquiatra que conseguimos conquistar os seus direitos. Ele não teria o autismo “clássico”, mas estaria dentro do TGD: CID 10 de 84.8 ou 84.9.

Após estes laudos, consegui os seguintes benefícios ao meu filho:

1. Bilhete Único Especial válido para a cidade de São Paulo (capital)

Um cartão que garante gratuidade no transporte público na capital de SP para ele e o acompanhante. Isso facilitou bastante, pois agora podemos ir às terapias de metrô gratuitamente. Para conseguir o bilhete único especial fiz um cadastro prévio no site da SPTrans e o médico preencheu e assinou o relatório que foi gerado no site. Após levei no posto da SPtrans, e o cartão chegou em 1 mês pelos correios em casa. Bruno teve que ir junto pois a foto foi tirada na hora da solicitação do cartão.

2. Cartão DEFIS (autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública e zona azul, em vagas especiais – demarcadas com o símbolo Internacional de Acesso – para pessoas com deficiência)

Agendei na Subprefeitura aqui em SP e levei um laudo médico recente (precisa ter no máximo de 90 dias). O pedido foi deferido no mesmo dia.

Cabe ressaltar que só usaremos este cartão em caso de real necessidade e sempre com ele presente.

 

3.  Compra de Carro PCD 

Para a compra do carro PCD aqui em SP foi bem simples. Fomos em uma clínica médica credenciada do Detran e levamos os relatórios do Bruno.

O médico além de ler os laudos fez a sua própria avaliação e emitiu o laudo no mesmo dia.

Com o laudo em mãos levamos na concessionária do carro escolhido e eles mesmos providenciaram tudo.

Favor ler nos links abaixo os detalhes para a compra de carro PCD.

 

4. Desconto em Eventos Artísticos 

Nos eventos artísticos e culturais, Bruno e seu acompanhante sempre tem direito a ½ entrada . Dependendo do local, é concedido até a isenção total da entrada. Exemplos de locais: cinemas, parque da Xuxa, Kidszania, Aquário de SP.

Sempre carrego comigo uma declaração do seu médico com o laudo caso seja preciso apresentar para ele ter direito aos benefícios.

 

Os benefícios acima são os que eu consegui para o Bruno até o momento. Existem outros e dentro deste post https://www.autismolegal.com.br/direitos-do-autista/ há vários links que nos auxiliam a conhecê-los e dá detalhes de como consegui-los. A advogada Carla Bartin tem um filho autista, o Gabriel, e se dedica a postar e ajudar as nossas crianças.

 

Apesar dos benefícios aqui mencionados serem dos autistas clássicos, as nossas crianças com o diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento também estariam dentro do Transtorno e amparadas por estes direitos.

 

Nos links abaixo é possível termos um resumo destes benefícios por assunto:

Alistamento militar:

https://blog.autismolegal.com.br/alistamento-militar-autistas/

 

Aposentadoria para pais de quem recebe o BPC:

https://blog.autismolegal.com.br/aposentadoria-bpc/

 

Convenio médico: limite de sessões:

https://blog.autismolegal.com.br/category/direitos/

 

Como vender carro PCD de menor de idade:

https://blog.autismolegal.com.br/vender-carro-menor/

 

Desconto em passagem aérea:

http://www.autismolegal.com.br/desconto-passagem-aerea-autistas/

Direitos na escola:

http://www.autismolegal.com.br/direitos-do-autista-na-escola/

 

Fila preferencial:

http://www.autismolegal.com.br/fila-preferencial-para-autistas/

 

Imposto de Renda:

http://www.autismolegal.com.br/imposto-renda-autista/

 

Isenção de IPVA:

http://www.autismolegal.com.br/isencao-de-ipva-para-autistas/

 

Isenção de impostos na compra de carro PCD

https://blog.autismolegal.com.br/isencao-de-impostos-na-compra-de-veiculos-para-autistas/

 

Limite de terapias pelo convênio:

http://www.autismolegal.com.br/convenio-medico-limites-de-sessoes-de-terapia-para-autistas/

 

LOAS – Benefício INSS

https://blog.autismolegal.com.br/beneficio-inss-loas-autismo/

 

Medicação gratuita:

http://www.autismolegal.com.br/medicacao-gratuita-para-autistas/

 

Meia entrada cinema/teatro/cultura:

http://www.autismolegal.com.br/meia-entrada-para-autistas/

 

Passagem aérea:

https://blog.autismolegal.com.br/desconto-passagem-aerea-autistas/

 

Passe Livre no ônibus:

http://www.autismolegal.com.br/passe-livre-autista/

 

Vaga especial:

http://www.autismolegal.com.br/vaga-especial-para-autista/

 

Voto:

https://blog.autismolegal.com.br/autista-precisa-votar/

 

Redução de carga horária:

https://blog.autismolegal.com.br/reducao-horario-trabalho-pais-autista/

 

Saque do FGTS para tratamento:

https://blog.autismolegal.com.br/saque-fgts-autismo/

 

Vagas de emprego

https://blog.autismolegal.com.br/vagas-de-emprego-para-autistas/

 

 

Deixo aqui meu agradecimento a Abrapraxia pelo incentivo a escrever este texto e a possibilidade de beneficiar outras crianças e a Carla Bartin do site www.autismolegal.com.br por autorizar a compartilhar seus posts que tanto ajudam nossas crianças.

 

Texto escrito por Yolanda Gin, mãe do Bruno Gin, de 11 anos