Apraxia Global – Atividade de Circuito Psicomotor para Estimular o Desenvolvimento

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

Apraxia Global – Atividade de Circuito Psicomotor para Estimular o Desenvolvimento

O Gabriel, além da Apraxia de Fala, tem uma Dispraxia Motora, o que dificulta de manter o equilíbrio, a postura, realizar atividades de vida diária, entre outros. Mas estamos sempre em ação, realizando atividades que ajudam a organizar, planejar e sequenciar esses movimentos.

Nessa quarentena intensificamos o treino Motor realizando atividades diárias de Circuito Psicomotor. E tem alguém que está amando fazer essas atividades!

 

Para o circuito utilizamos cone, bambolê, placas de EVA, bola de pilates e tapete para fazer exercício deitado.

O circuito geralmente é organizado pelo Gabriel, é uma forma de estimular a independência. Então cada dia é realizado de uma forma diferente.

 

As atividades são propostas assim: pulando com os 2 pés, pulando com 1 pé, pisa dentro, pisa fora, etc. Tudo dentro de uma sequência, que uma vez eu faço, outra ele faz. Geralmente dou o modelo e ele repete. Ao final da série, ele precisa bater na minha mão para que eu possa iniciar a série.

Outra coisa legal que adotei foi fazer o circuito e identificar os números. Por exemplo, eu falo o número 2, ele tem que fazer o circuito e, ao final, identificar o número 2 que está colado na parede. Fiz essa atividade associada porque ele está com dificuldade em identificar alguns números.

 

Esta é uma dica para gastar energias dos nossos pequenos, auxiliando no desenvolvimento deles.

E é uma atividade que dá pra fazer com os recursos que temos em casa, como por exemplo, garrafa pet no lugar do cone.

 

Use a criatividade e abuse da diversão!

 

Texto escrito pela Bruna Ribeiro, mãe do Gabriel.