I Ciclo de Palestras sobre Apraxia de Fala na Infância do Espírito Santo

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

I Ciclo de Palestras sobre Apraxia de Fala na Infância do Espírito Santo

Em Vitória-ES, clínica NeuroDesenvolver em parceria com a Abrapraxia organizaram o I Ciclo de Palestras sobre Apraxia de Fala na Infância do Espírito Santo.

No dia 24 de maio de 2019, em Vitória–ES, a Fonoaudióloga Tamiris Akbart junto da equipe NeuroDesenvolver Cursos e Espaço Terapêutico organizaram o I Ciclo de Palestras sobre Apraxia de Fala na Infância do Espírito Santo com apoio da Abrapraxia. Evento inédito que reuniu pais e profissionais da saúde e educação de todo o estado.

O evento contou com profissionais experientes da área da saúde e educação, destacando a importância do olhar diferenciado, multidisciplinar e integral as crianças com Apraxia de Fala na Infância – AFI – e da parceria entre pais, terapeutas e escola no processo terapêutico.

Palestrantes:

Fonoaudióloga Tamiris Akbart – Certificação internacional avançada no Método Prompt (Prompt Institute – USA) e Oral-Placement Therapy (Talk Tools – USA), aprimoramento em Neuroreabilitação (Universidad de Murcia – ES), pós graduanda em modelos de intervenções precoces no TEA baseados em ABA naturalístico, responsável pela clínica NeuroDesenvolver. Instagram: @fonotamirisakbart

Psiquiatra Infantil Dra. Fernanda Mappa – Especialista em Psiquiatria da Infancia e Adolescencia, presidente da Abenepi-ES, respomsavel pela Clínica Fernanda Mappa. Instagram: @fernandamappa.pi

Neurologista Giselle Alves de Oliveira – Neurologista do HUCAM, Mestre em Ciências Fisiológicas (UFES).

Psicopedagoga Ana Maria Pravato – Especialista em supervisão escolar e psicodrama educacional, assessora pedagógica. Instagram: @anamariapravato

Nas palestras e mesa redonda foram abordados os seguintes temas: “Diagnóstico Diferencial, Desafios e Possibilidades Terapêuticas Fonoaudiológicas e Multidisciplinares na AFI”, “A importância da saúde integral e diagnósticos diferenciais na primeira infância”, “Dicas práticas de estimulação de Fala, Linguagem e Aprendizagem para pais e professores”, “Os desafios pedagógicos da inclusão” e “Neurofisiologia da Linguagem”.

O público atingido foi de aproximadamente 100 pessoas entre familiares, estudantes e profissionais da saúde e educação de todo o Espírito Santo.

Doamos os alimentos, livros infantis e agasalhos arrecadados de forma solidária na entrada do evento para APAE Vila Velha.

Agradecimentos:
Centro de Educação da UFES pelo apoio e disponibilização do auditório.
ABRAPRAXIA por todo o apoio na organização e divulgação.
AbenepiES pela ajuda na divulgação e participação da Dra. Fernanda Mappa.
Alunos da UFES e UVV pelo apoio nos bastidores da organização.
NeuroDesenvolver Cursos e Espaço Terapêutico (Fono Tamiris e Rafael) pela organização.