Carrinho

A DIFERENÇA ENTRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONÊMICA E FONÉTICA

A DIFERENÇA ENTRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONÊMICA E FONÉTICA

FONTE: http://speechisbeautiful.com/2016/12/phonological-awareness-phonemic-awareness-and-phonics/

Quantas vezes você já ouviu professores falando sobre fonética e fonoaudiólogos falando sobre fonemas – e os dois grupos falando sobre consciência fonológica? Isso acontece com tanta frequência que às vezes se confundem no meu cérebro. Aqui estão as definições e diferenças entre os termos:

  1. A consciência fonológica refere-se ao desenvolvimento de diferentes componentes fonológicos da linguagem falada (Lane & Pullen, 2004, p.6). Estudantes que têm forte consciência fonológica reconhecem quando as palavras rimam. Eles observam sílabas e padrões de palavras. Ter habilidades de conscientização fonológica está diretamente relacionada à capacidade de leitura. O fato de leitores ruins terem fraca capacidade de conscientização fonológica não me surpreende.

As habilidades de conscientização fonológica incluem:

  • Rima (finais de palavras semelhantes);
  • Aliteração (começos de palavras semelhantes);
  • Segmentação de sílaba, palavra e sentença (separando um do outro);
  • Partidas (início) e Ritmo (começo e término de palavras);
  • Fonemas (sons individuais).

 

  1. A consciência fonêmica refere-se ao conhecimento sobre um fonema e a capacidade de um indivíduo detectar, misturar, segmentar e manipular sons isolados em palavras. Como fonoaudiólogos, sabemos que um fonema é apenas um som. Existem 41 fonemas em inglês que usamos para combinar em sílabas e palavras quando falamos. Enquanto um fonema é apenas um som e é o menor nível de produção de fala, de acordo com especialistas em leitura, é o mais alto nível de habilidades fonológicas. Eles dizem que ele se desenvolve depois que as crianças aprendem a manipular palavras e sílabas. As crianças que não têm consciência fonológica terão problemas para aprender fonética e decodificação, especialmente quando precisam oralizar e misturar letras para formar novas palavras.

As habilidades de conscientização fonológica incluem:

  • Mistura de fonemas (colocando sons juntos para fazer uma palavra falada);
  • Segmentação de fonemas (quando é dada uma palavra falada, um aluno pode segmentá-la em fonemas isolados);
  • Manipulação de fonemas (manipulando um fonema para fazer uma nova palavra em uma família de palavras)
  1. A fonética refere-se ao ensino das associações letra-som e aos padrões de letras usados ​​para soletrar palavras (Snow, Burns e Griffin, 1998 p.51). A instrução fonética pressupõe que o aluno tenha consciência fonológica. Também pressupõe que o aluno possui o princípio alfabético, que se refere a entender que existem relações consistentes entre “símbolos de letras” e “sons de letras”.

Todas essas habilidades são construídas em uma base sólida de linguagem oral.

Espere um segundo, a linguagem oral é o meu “negócio” como fonoaudiologa! Essa é a nossa proficiência básica em nossos empregos como fonoaudiologos. E também lidamos com a consciência fonológica e a consciência fonêmica. Eu não faço muita fonética.

Então, se você já teve um professor ou um diretor, perguntando a você sobre o que você faz, diga-lhes que você constrói as habilidades de linguagem oral dos alunos para que toda sua consciência fonológica, consciência de fonemas e habilidades fonéticas tenham um lugar para colocar raízes e crescer.

 

***ESCLARECIMENTO SOBRE TRADUÇÃO***

 

Um dos objetivos da ABRAPRAXIA é levar conhecimento à população através de informação e formação de qualidade.

Por ser um tema pouco tratado em publicações ou trabalhos científicos no Brasil, optamos por traduzir alguns destes textos e disponibilizá-los em nosso site, sempre com referência ao texto original.

Sendo assim, você encontrará:

  1. Link de onde o texto foi retirado;
  2. Tradução livre do texto.

 

FONTE: http://speechisbeautiful.com/2016/12/phonological-awareness-phonemic-awareness-and-phonics/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *