PROMPT: esclarecendo as principais dúvidas

Associação Brasileira de Apraxia da Fala Na Infância e Adolescência

PROMPT: esclarecendo as principais dúvidas

No nosso grupo do facebook Apraxia Kids Brasil Grupo surgiram alguns posts sobre o PROMPT. Fiz um texto esclarecendo as principais dúvidas, em janeiro de 2016.

 

O que é o PROMPT?

A sigla PROMPT significa “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (prompts para a organização dos pontos fonéticos oro musculares). Crianças com Apraxia de Fala não sabem como planejar os movimentos dos articuladores (língua, lábios, mandíbula, etc) para falar, e essa abordagem, por meio de estímulos específicos, a ajudam a “construir ” esse caminho.

PROMPT é uma abordagem multidimensional indicada para os distúrbios de produção da fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor da fala, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio-emocionais. Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala, a abordagem Prompt envolve muitos aspectos.
Existem muitos estudos científicos sérios que comprovam sua eficácia no tratamento das desordens motoras de fala, como as Apraxias de Fala e Disartrias. Muitos pacientes que não respondiam aos tratamentos tradicionais, tiveram resultados incriveis.
Essa abordagem foi desenvolvida pela Dra. Déborah Hayden, Fonoaudióloga americana, juntamente com seus colegas, por um período de 30 anos. Então já tem tempo…não é nada novo!!

Quais os profissionais que podem participar do workshop Prompt?
Apenas FONOAUDIÓLOGOS. Pais e outros profissionais não podem participar. É um curso bem específico. Essa exigência é do próprio Instituto.

 

Onde fazer o workshop PROMPT?

Vocês encontram mais informações no website do Instituto Prompt: http://www.promptinstitute.com/

Quais são as etapas para ser uma Terapeuta Certificada PROMPT?
A certificação completa envolve 4 etapas:
I: Introdução à Técnica
II: Bridging PROMPT Technique to Intervention
III: Projeto Prático
IV: Apresentação de Estudo de Caso

 

No Brasil, temos Fonoaudiólogos certificados PROMPT?

Aqui, temos profissionais que já fizeram a etapa I (Introdução) e a etapa II. Ainda não temos terapeutas certificados (que já finalizaram todo o processo). No site do Institute Prompt consta a relação de profissionais.

 

Teremos o workshop PROMPT aqui no BRASIL?

Eu, juntamente com a Fonoaudióloga Denise Miranda, estamos trabalhando em um projeto para traduzirmos para o Português o nível I (Introdução à Técnica). Existe interesse do Instituto Prompt em trazer sim o curso I para o Brasil. Ainda estamos em fase de análise disso tudo e dando certo, o curso será promovido pela primeira no Brasil no segundo semestre de 2016 aqui em São Paulo. Divulgaremos aqui. Acreditamos que até abril já teremos mais novidades sobre o andamento desse projeto. Estamos empenhadas porque será mais um marco para a Apraxia de fala no Brasil.

Fonoaudiólogas que não quiserem esperar, podem entrar diretamente no site do Instituto e verificarem o calendário dos workshops (poderão fazer em Espanhol).

 

Agora um ponto muito importante: para eu atender uma criança com APRAXIA DE FALA, é essencial ter a certificação PROMPT?

NÃO. Para atender uma criança com Apraxia o Fonoaudiólogo deve ter disposição, deve conhecer e entender o planejamento motor de fala, controle motor de fala e principalmente entender sobre os princípios de aprendizagem motora (learning motor principles). Um Fonoaudiólogo que conhece e estuda esses princípios certamente saberá planejar uma intervenção adequada. Já escrevi aqui no grupo um outro post falando sobre isso.
É claro que toda formação é sempre válida, mas lembrem-se que neste caso, isso não limita as terapias.
A melhor terapia é aquela que consegue agregar várias estratégias, várias técnicas, vários conhecimentos…sempre pensando no que for o melhor para nossos pacientes e para o que realmente dá resultado.
Terapia com planejamento adequado sempre dará resultado! Se não der, é preciso rever se o realmente o diagnóstico está adequado, se os objetivos estão adequados, se as estratégias estão adequadas.
E sempre que preciso, rever, replanejar.

Mais dúvidas, estou à disposição para responder. Ou se preferir, visitem diretamente o site do Instituto Prompt.
Espero ter ajudado!
Abraços a todos!
Elisabete Giusti, Fonoaudióloga

www.atrasonafala.com.br

http://www.promptinstitute.com